Assim como as melhores estratégias de Growth Hacking, o Referral Marketing também se apoia na análise do comportamento do consumidor.
Segundo Aristóteles, “o homem é, por natureza, um animal social”. Portanto, falar bem de algo que o agrada ou mal do que o desagrada é algo orgânico para nós, basta você reparar nas pessoas a sua volta.
técnicas de prospecção de clientes
Dave Mcclure, um dos investidores de startups mais ativos do planeta, criou um framework básico de crescimento denominado AARRR. Isso significa:
Acquisition (aquisição);
Activation (ativação);
Retention (retenção);
Revenue (revenda);
Referral (indicação).
Ao nos depararmos com o desafio de vender mais, temos a tentação de sempre pensar no topo de funil. Atrair mais tráfego, viralizar, gerar mais cadastros etc.
Porém uma solução inteligente pode estar mais perto do que parece e mais barata do que você imagina.
Investir em Referral Marketing pode ser muito inteligente. Mas, ao contrário do que sugere a frase que inicia esse artigo, não deve ser deixado ao acaso.
Alguns benefícios que você pode extrair de um sólido programa de indicações são:
Super segmentação: “ninguém recomenda fraldas para quem não tem filhos”. Essa frase é do Jonah Berger, autor do livro Contagious. Ou seja, o trabalho de definir e encontrar o seu ICP (Ideal Costumer Profile) já vem quase pronto. Geralmente, esse é o ponto principal que leva as empresas para o vale da morte nos primeiros anos de atividade;