Os benefícios de uma estratégia em Referral Marketing

Assim como as melhores estratégias de Growth Hacking, o Referral Marketing também se apoia na análise do comportamento do consumidor.

Segundo Aristóteles, “o homem é, por natureza, um animal social”. Portanto, falar bem de algo que o agrada ou mal do que o desagrada é algo orgânico para nós, basta você reparar nas pessoas a sua volta.

técnicas de prospecção de clientes

Dave Mcclure, um dos investidores de startups mais ativos do planeta, criou um framework básico de crescimento denominado AARRR. Isso significa:

Acquisition (aquisição);

Activation (ativação);

Retention (retenção);

Revenue (revenda);

Referral (indicação).

Ao nos depararmos com o desafio de vender mais, temos a tentação de sempre pensar no topo de funil. Atrair mais tráfego, viralizar, gerar mais cadastros etc.

Porém uma solução inteligente pode estar mais perto do que parece e mais barata do que você imagina.

Investir em Referral Marketing pode ser muito inteligente. Mas, ao contrário do que sugere a frase que inicia esse artigo, não deve ser deixado ao acaso.

Alguns benefícios que você pode extrair de um sólido programa de indicações são:

Super segmentação: “ninguém recomenda fraldas para quem não tem filhos”. Essa frase é do Jonah Berger, autor do livro Contagious. Ou seja, o trabalho de definir e encontrar o seu ICP (Ideal Costumer Profile) já vem quase pronto. Geralmente, esse é o ponto principal que leva as empresas para o vale da morte nos primeiros anos de atividade;